Alargamento de margens de ribeirão previne grandes danos nas enchentes em Sumaré
- Reage Sumaré
- 28 de set.
- 2 min de leitura
Alargamento de margens de ribeirão previne grandes danos nas enchentes em Sumaré

Sumaré se destaca na região com ações preventivas que evitam grandes alagamentos após temporal histórico
A Prefeitura de Sumaré tem mostrado resultados concretos em seu trabalho de prevenção a enchentes, destacando a cidade como referência na região. Após o intenso temporal que atingiu a região na última semana, com 200 mm de chuva em apenas 24 horas, Sumaré registrou apenas impactos pontuais, graças ao planejamento estratégico voltado à limpeza de córregos, alargamento de margens e reforço da drenagem.
Segundo o prefeito Henrique do Paraíso, os meses de trabalho intenso nos ribeirões e córregos da cidade já renderam frutos positivos. “Essa semana evitamos o primeiro caso de alagamento em Sumaré, fruto de meses de trabalho intenso. Sabemos que não estamos imunes às forças da natureza, mas nosso planejamento e dedicação têm garantido mais tranquilidade e qualidade de vida para a população”, afirmou.

A Defesa Civil informou que a ação preventiva é responsável pelo baixo impacto da tempestade na cidade. Foram registradas nove ocorrências pontuais, incluindo quedas de árvores, infiltrações e pequenos danos materiais, todas rapidamente atendidas pelas equipes da Prefeitura.
Enquanto Sumaré manteve a situação sob controle, municípios vizinhos enfrentaram graves estragos. Em Americana, Hortolândia, Paulínia, Monte Mor e Nova Odessa, a forte chuva provocou destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos e prejuízos em estruturas públicas e privadas.
Para Henrique do Paraíso, o trabalho preventivo é um diferencial regional: “Seguiremos firmes, com respeito ao nosso povo e compromisso com o futuro, para que cada vez menos famílias sofram com esse problema. Juntos, estamos construindo uma Sumaré de todos e para todos.”
O resultado reforça o investimento contínuo da Prefeitura em infraestrutura urbana, drenagem e manutenção dos rios e córregos, mostrando que o planejamento e a prevenção são essenciais para a segurança e qualidade de vida da população.







Comentários