top of page

Cemitério da Saudade é alvo de vandalismo em Sumaré e moradores cobram reforço na segurança

Atualizado: 15 de jul.

Cemitério da Saudade é alvo de vandalismo em Sumaré e moradores cobram reforço na segurança


Por| Matheus Carlos

Divulgação
Divulgação

Sumaré (SP) — O que era para ser um local de memória e respeito, transformou-se em cenário de destruição e indignação. O Cemitério da Saudade, um dos principais de Sumaré, no interior de São Paulo, foi alvo de vandalismo nos últimos dias.


Familiares que estiveram no local no domingo (06) se depararam com túmulos violados, lápides danificadas e estruturas de vidro completamente destruídas. “Eu vim visitar o túmulo da minha mãe e encontrei várias sepulturas quebradas. Aqueles túmulos com casinhas de mármore e vidro estão todos destruídos. É revoltante. Não tinha nenhum funcionário no cemitério, e os estilhaços estavam espalhados entre as sepulturas”, relatou uma moradora, que pediu providências urgentes.

ree

Segundo ela, os atos de vandalismo não se concentraram em apenas uma área. “Descendo e subindo pelas quadras do cemitério, há várias sepulturas rebentadas. É a coisa mais horrível que já vi aqui.”


A situação reacende um problema antigo: a falta de segurança no local. Para os moradores, a instalação de câmeras de monitoramento poderia inibir esse tipo de ação. “A cidade está colocando câmeras em vários pontos, mas o cemitério ficou esquecido. Aqui precisa de vigilância também. Vou indicar a quadra exata para as autoridades verificarem”, completou.

ree

Outro morador lembrou que não é a primeira vez que o Cemitério da Saudade é alvo de crimes. “No ano passado, pegamos um homem roubando dentro do cemitério. Fiquei mais de duas horas esperando a guarda. O homem foi algemado, levado para a delegacia, mas entrou às quatro e saiu às quatro e quinze. Era morador de rua. É complicado, porque além das pessoas que realmente precisam, há muitos que não querem trabalhar, que vivem do crime. Precisamos de mais fiscalização.”


NOTA OFICIAL


A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e da Polícia Municipal, esclarece que na última semana uma ocorrência de vandalismo no Cemitério


da Saudade foi prontamente atendida. Um dos colaboradores que atuam no local flagrou o autor depredando túmulos e subtraindo peças de alumínio. A Polícia Municipal chegou


imediatamente e efetuou a prisão em flagrante do suspeito, que foi encaminhado à autoridade policial para as providências legais.


Na madrugada que antecedeu o feriado de 9 de julho, novas ações de vandalismo atingiram as quadras 21 e 28. Desde então, a Polícia Municipal, em conjunto com a administração do


cemitério, mantém investigação aberta e avalia medidas adicionais de segurança.



Entre as ações já adotadas destacam‑se:


-Reforço de rondas da Polícia Municipal, sobretudo em horários de menor circulação.


-Implantação de um totem de monitoramento do programa Smart Sumaré na área do velório, equipado com reconhecimento facial, leitura de placas veiculares e sensor de movimento.


Outro totem foi instalado na entrada principal.


-Planejamento de expansão do sistema de videomonitoramento para todo o interior do cemitério.

-Reuniões periódicas com a administração do Cemitério da Saudade e representantes das famílias para alinhar protocolos de prevenção, comunicação de ocorrências e reparo


imediato de eventuais danos.


 
 
 

Comentários


bottom of page