top of page

Conselho de Cultura de Sumaré inicia preparativos para Conferência que renova gestão

Conselho de Cultura de Sumaré inicia preparativos para Conferência que renova gestão

ree

O Conselho Municipal de Cultura de Sumaré (CMCS) realizou sua 8ª Reunião Ordinária nesta segunda-feira (6), na Câmara Municipal, com pautas importantes para a classe artística e para o futuro da gestão cultural da cidade. Entre os principais pontos, o Conselho reforçou o prazo final para a prestação de contas do Ciclo I da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) e deu o pontapé inicial na organização da 9ª Conferência Municipal de Cultura, que irá eleger os novos membros para o biênio 2026/2027.


Atenção ao Prazo da PNAB


O CMCS alertou que o prazo final para a prestação de contas dos projetos contemplados no Ciclo I da Política Nacional Aldir Blanc se encerra em 30 de outubro de 2025. A regularidade é fundamental, pois a prestação de contas é requisito obrigatório para a participação em futuros editais, incluindo o próximo ciclo da PNAB. Os documentos devem ser enviados exclusivamente via e-mail para projetocultura@sumare.sp.gov.br.

Outra informação vital é a obrigatoriedade do uso da nova identidade visual do Ministério da Cultura e do Governo Federal em todos os materiais de divulgação a partir de 1º de outubro. A "régua" (gabarito) atualizada já está disponível no Instagram @culturasumare.

PNAB Ciclo II


Em relação ao Ciclo II da PNAB (2025), a Secretaria de Cultura informou que o processo de contratação da empresa operacionalizadora e da equipe de pareceristas da empresa especializada está em fase de licitação.

O Ministério da Cultura comunicou que o repasse dos recursos para os municípios deve ser iniciado somente no final de novembro de 2025. Em virtude da complexidade dos trâmites, a expectativa é de que, embora a publicação dos editais possa começar ainda em 2025, o pagamento aos artistas contemplados não deve ocorrer neste ano.


Conferência Municipal Promoverá Eleição e Debate Estrutural

A 9ª Conferência Municipal da Cultura de Sumaré terá como objetivo central a eleição dos novos membros para o Conselho na gestão 2026/2027.

A Comissão Organizadora já está definida pela Resolução nº 01/2025 e conta com membros do Conselho e da sociedade civil, incluindo Adeildo Santos Silva, Carla de Souza Bampa, Douglas Vinícius Carvalho Brasil, Gabriele Natália da Silva, Jefferson Luiz da Silva e Tatiane Aparecida Rezende Lopes.


A data e o local da Conferência serão divulgados em breve, após a confirmação dos espaços pleiteados.

Durante a reunião, foram debatidas propostas para garantir maior pluralidade e representatividade no CMCS, como a criação de Câmaras Setoriais por área cultural e a reserva de cadeiras por lei.

Articulação da Cultura em Rede

O Conselho também discutiu a necessidade de articular os Pontos de Cultura da cidade, cujo número cresceu significativamente após o último edital. Foi aprovada a criação de um grupo de WhatsApp específico para que os Pontos de Cultura possam se organizar em rede, compartilhar demandas e planejar ações conjuntas, com o acompanhamento do Poder Público.


Cecília Teixeira, gestora da pasta de Cultura de Sumaré, destacou a importância do trabalho conjunto e da transparência nas políticas culturais.

"O Conselho Municipal de Cultura tem sido um motor essencial para o desenvolvimento das nossas políticas. Neste momento, pedimos atenção máxima dos artistas ao prazo de 30 de outubro para a prestação de contas da PNAB, garantindo a regularidade para os próximos editais.


Estamos trabalhando intensamente, com a Comissão Organizadora, para que a nossa 9ª Conferência seja mais do que uma eleição; será um espaço plural de debate, onde a sociedade civil poderá moldar, junto com o Poder Público, o futuro da cultura em Sumaré, valorizando a articulação dos artistas e a representatividade de cada setor," afirmou Cecília Teixeira.

Comentários


bottom of page