Preço dos ovos quase dobra na região de Campinas
- Reage Sumaré
- 6 de mai.
- 2 min de leitura
O preço médio da caixa com 30 dúzias de ovos registrou um aumento considerável na região de Campinas (SP) em fevereiro de 2025

Preço dos ovos quase dobra na região de Campinas
Altas temperaturas, custos de produção e aumento das exportações influenciam na alta dos preços
O preço médio da caixa com 30 dúzias de ovos registrou um aumento considerável na região de Campinas (SP) em fevereiro de 2025, em comparação com o preço praticado há menos de 60 dias atrás.
Especialistas apontam que o calor excessivo é uma das principais causas desse aumento. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as altas temperaturas impactam diretamente a produtividade das aves, reduzindo a oferta de ovos no mercado.
Além das condições climáticas, outros fatores contribuem para a elevação dos preços. A zootecnista Giseli Neri destaca o aumento nos custos de produção, incluindo alimentação e embalagens, bem como o período da Quaresma, quando há uma demanda maior por ovos devido à redução no consumo de carnes. Neri explica que, "quando a galinha começa a sentir calor, a produtividade dela diminui".
O diretor de uma granja, Luiz Demattê, acrescenta que o aumento das exportações de ovos, motivado pela gripe aviária que afetou a produção em diversos países, também influencia nos preços. "A escassez de ovos no mundo ampliou muito a exportação de ovos do Brasil", afirma Demattê, indicando que a maior demanda externa reduz a oferta no mercado interno.
A tendência é que os preços permaneçam elevados até o fim da Quaresma, período em que a procura por ovos costuma ser mais intensa. Após esse intervalo, espera-se uma estabilização nos valores, desde que as condições climáticas e os custos de produção se mantenham favoráveis.
Comments