top of page

Procon de Sumaré reforça orientação em óticas para proteger consumidor contra práticas abusivas

Procon de Sumaré reforça orientação em óticas para proteger consumidor contra práticas abusivas

Divulgação
Divulgação

O Procon de Sumaré realizou na última quinta-feira (5) uma ação educativa nos principais estabelecimentos óticos da cidade com o objetivo de informar consumidores e lojistas sobre as regras que regem a atuação de optometristas e coibir práticas abusivas, como exames condicionados à compra de óculos e prescrição indiscriminada.

A iniciativa contou com equipes que percorreram diversas óticas da região central, orientando sobre a legislação vigente.


O secretário de Controle e Transparência, Alisson Táriquis Chuma, destacou a importância da ação. “Nossa meta é levar informação claral, para que tanto consumidores quanto comerciantes entendam onde termina o optometrista e começa a atuação do médico oftalmologista”, explicou.


Durante a ação, os fiscais do Procon explicaram que optometristas não têm autorização legal para prescrever lentes de grau nem diagnosticar doenças oculares. Eles também alertaram para práticas de venda casada, nas quais o exame gratuito é oferecido apenas mediante a compra de óculos — uma prática vedada pelo Código de Defesa do Consumidor.


O Procon Sumaré atende na Rua Antônio Pereira de Camargo, nº 300, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Informações e denúncias podem ser feitas pelo telefone ou aplicativo 156 de Sumaré.

Confira também: Procon Sumaré recebe novos tablets para reforçar atendimento ao consumidor - https://sumare.atende.net/cidadao/noticia/procon-sumare-recebe-novos-tablets-para-reforcar-atendimento-ao-consumidor/

Comentários


bottom of page