Sumaré conquista nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2025
- Reage Sumaré
- 17 de set.
- 2 min de leitura
Sumaré conquista nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2025

Sumaré agora figura entre os municípios com nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional. A cidade teve sua classificação elevada em 2025, saindo da nota B. Dentre 5.266 municípios, Sumaré foi de 2.244° para a 407° posição. O resultado representa reconhecimento da melhoria nos processos contábeis, fiscais e de transparência pública do município.
A nova classificação significa melhor governança fiscal; a nota A indica que Sumaré cumpre com excelência os requisitos exigidos pelo Tesouro Nacional em prestação de contas, envio de relatórios contábeis, gestão fiscal e transparência dos dados. Outros benefícios são o acesso facilitado a recursos federais, maior confiança pública e estímulo à eficiência administrativa.
Ademir Teruel, secretário municipal de finanças, reforça o que significa a nova classificação para a gestão dos recursos do município. “Essa elevação da nota para A significa maior credibilidade, melhores condições de acesso a recursos externos e uma base sólida para planejamento de políticas públicas mais eficientes”, afirmou.
O prefeito Henrique do Paraiso comemorou a nova classificação. “A nova classificação mostra que nosso trabalho é sério. A população de Sumaré passa a ter mais segurança na gestão da nossa cidade, pois os recursos públicos estão sendo administrados com responsabilidade e transparência”, disse.
Sobre o ranking
Segundo o Prêmio da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, do Tesouro Nacional, o ranking avalia a consistência das informações enviadas por estados e municípios via o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). São avaliados alguns índices, como:
Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO)
Relatório de Gestão Fiscal (RGF)
Declaração de Contas Anual (DCA)
Matriz de Saldos Contábeis (MSC)
Esses relatórios permitem aferir se um ente da federação está cumprindo seus deveres fiscais, se há transparência, e se as contas são fechadas de modo correto e consistente.







Comentários