Controle de Arboviroses em Sumaré intensifica ações nas regiões com maior número de casos
- Reage Sumaré
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Controle de Arboviroses em Sumaré intensifica ações nas regiões com maior número de casos
Os agentes realizam visitas casa a casa, busca ativa de casos suspeitos e confirmados
As equipes de Controle de Arboviroses de Sumaré continuam atuando de forma intensificada nas áreas com maior incidência de casos de Dengue. Nesta semana, os trabalhos estão concentrados nas regiões do Matão, Nova Veneza, Área Cura e Centro. As ações de controle são essenciais para conter a transmissão da doença. No entanto, a participação da população é fundamental, manter os quintais limpos e eliminar possíveis criadouros ajuda a evitar o desenvolvimento de novas larvas.
Os agentes de endemias realizam visitas casa a casa, busca ativa por casos suspeitos e confirmados, além da verificação dos quintais, aplicação de larvicidas quando necessário, retirada de materiais inservíveis e entrega de telas milimétricas para proteção contra o mosquito Aedes aegypti. Também são realizadas orientações aos moradores sobre os sintomas das arboviroses e as medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito.
Ainda para conter a proliferação do mosquito, os agentes também realizam ações nos Pontos Estratégicos (PE), que incluem locais propícios ao acúmulo de água, como borracharias, ferros velhos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais. Durante essas visitas, é feita pulverização de veneno, aplicação de larvicidas e destruição dos criadouros do Aedes aegypti. Os proprietários desses locais recebem orientações sobre as medidas preventivas e se comprometem a manter os ambientes livres de criadouros.
“É muito importante que a população receba bem nossas equipes e continue adotando todas as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito. Reforçamos também a importância da destinação correta dos resíduos, evitando descarte irregular em terrenos baldios, áreas verdes, ruas e calçadas”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.
Até o momento, o município registrou 7.550 notificações suspeitas de Dengue, com 4.289 casos confirmados e 12 óbitos relacionados à doença.
COMBATE AO MOSQUITO
Para combater o mosquito do Aedes são necessárias algumas ações:
* Manter a caixa d’água sempre fechada e com tampa adequada
* Remover folhas, galhos e tudo o que impede a água de correr pelas calhas
* Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje
* Lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, tanques e recipientes utilizados para armazenar água, bem como encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas
* Trocar a água e lavar os vasos, principalmente por dentro (com escova, água e sabão), pelo menos uma vez por semana
* Garrafas precisam ser guardadas sempre de boca para baixo
* Descartar corretamente o lixo, inclusive os pneus inservíveis
* Não jogar lixo em terrenos baldio.

Comments