Secretaria de Saúde de Sumaré inicia campanha de multivacinação de crianças e adolescentes
- Reage Sumaré
- 6 de out.
- 2 min de leitura
Secretaria de Saúde de Sumaré inicia campanha de multivacinação de crianças e adolescentes

A mobilização segue até o final deste mês e tem como meta aplicar doses de vacinas pendentes.
A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré iniciou, nesta segunda-feira (6), a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é promover a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A mobilização, que segue até o final deste mês, tem como meta aplicar doses de vacinas pendentes por atraso, ausência ou necessidade de reforço. Serão oferecidas todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação.
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, os pais ou responsáveis devem levar os menores a uma das salas de vacinação do município, munidos da carteira de vacinação e de um documento de identificação, para que o profissional de saúde avalie quais doses estão pendentes. Vale lembrar que o módulo Soma realiza vacinação às terças e quintas-feiras, das 9h às 14h. Já a unidade do Jardim Viel, neste momento, não está vacinando.

Entre as vacinas que podem ser atualizadas estão as que protegem contra doenças como: sarampo, caxumba, rubéola, catapora, difteria, tétano, coqueluche, hepatite A e B, meningites C e ACWY, pneumonia, poliomielite, rotavírus, gripe, febre amarela, HPV e dengue. A cobertura vacinal geral para menores de 15 anos, até o momento, é de 76,7%.
Também estão sendo aplicadas doses contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos que nunca se vacinaram contra a doença. A ação, chamada de “resgate”, teve início em setembro e contempla meninas e meninos nessa faixa etária. Essa campanha segue até dezembro.
“A meta da campanha é atualizar as cadernetas de vacinação que estão em atraso e alcançar a cobertura vacinal das crianças e adolescentes de até 15 anos, contribuindo para a prevenção, controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis”, afirmou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.
Dia D
Haverá também o “Dia D” de mobilização social, que acontecerá no sábado, dia 18 de outubro. Na ocasião, algumas salas de vacinação das USFs (Unidades de Saúde da Família), uma por região, estarão abertas em horário especial para atender o público-alvo. Mais informações, como horários e unidades participantes, serão divulgadas em breve.







Comentários