GPA de Sumaré apreende aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro
- Reage Sumaré
- 8 de ago.
- 1 min de leitura

GPA de Sumaré apreende aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro
Ação ocorreu em Nova Veneza; CETRAS recolheu os animais para reabilitação e soltura
A equipe do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Polícia Municipal de Sumaré realizou uma apreensão de aves silvestres mantidas em cativeiro em uma residência na região de Nova Veneza. A ocorrência foi registrada após denúncia e confirmada no local, onde os agentes fizeram contato com o morador J.R.S., que admitiu a presença dos animais.
Com autorização do responsável, a equipe entrou no imóvel e localizou um total de 12 aves silvestres em gaiolas. Entre os animais estavam:
7 canarinhos-da-terra,
2 coleirinhas,
1 picharro,
2 galos-de-campina.
As aves e as gaiolas foram apreendidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para registro da ocorrência. Como medida de proteção, e para evitar que os animais permanecessem em fiel depósito, o GPA acionou o CETRAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Santa Bárbara d’Oeste.
A equipe do CETRAS realizou o recolhimento imediato dos animais, que agora passarão por reabilitação antes de serem devolvidos à natureza, conforme avaliação técnica.
Toda a ação foi acompanhada por um biólogo, garantindo que os procedimentos seguissem os protocolos legais e ambientais previstos. O caso será investigado e poderá resultar em penalidades administrativas e criminais, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).
Fonte: Assessoria da Polícia Municipal de Sumaré







Comentários