Hospital Estadual Sumaré completa 25 anos com mais de 1,3 milhão de atendimentos
- Reage Sumaré
- 25 de set.
- 2 min de leitura
Hospital Estadual Sumaré completa 25 anos com mais de 1,3 milhão de atendimentos

Referência nacional em saúde pública, HES mantém excelência assistencial, ensino e pesquisa
O Hospital Estadual Sumaré Dr. Leandro Francheschinni (HES) completa 25 anos de atuação, consolidando-se como referência em saúde pública de excelência. Desde a inauguração, a instituição vem transformando a assistência médica na Região Metropolitana de Campinas (RMC), atendendo mais de 1,3 milhão de pacientes em consultas ambulatoriais e urgências, realizando 207 mil cirurgias e quase 59 mil partos, a maioria natural.
Em 2022, o HES foi eleito o melhor hospital público do Brasil, consolidando uma trajetória marcada por inovações, gestão de excelência e certificações nacionais e internacionais. A instituição também se destaca pelo forte vínculo com a Unicamp, com mais de 3 mil alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Enfermagem, Nutrição e Farmácia formados ou em treinamento em suas dependências.
Parceria estratégica com a Funcamp
O hospital mantém uma parceria sólida com a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), que permanecerá como gestora pelos próximos cinco anos. O convênio garante a manutenção das atividades assistenciais, aprimoramento contínuo do atendimento e implementação de novos projetos junto à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Ensino, pesquisa e excelência
O reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, destacou a relevância do hospital como espaço de formação e pesquisa. “Os indicadores exemplares do HES demonstram o empenho de todos os colaboradores e a superação de desafios com foco na qualidade dos serviços médicos. Celebrar 25 anos não é envelhecer, é amadurecer e se fortalecer.”
O diretor da FCM, Claudio Coy, acrescentou que o HES representa um modelo de sucesso em assistência e ensino, sendo referência para o desenvolvimento de profissionais da saúde na região e no país.
Para o diretor-superintendente do hospital, professor Mauricio Perroud, que atua desde a inauguração, a trajetória da instituição é marcada por transformações positivas e emblemáticas: “Fiz o primeiro atendimento da paciente número 01 do hospital e acompanhei todas as conquistas que colocaram o HES no patamar de excelência que ele ocupa hoje.”
Um legado de transformação
Com mais de 4 mil profissionais envolvidos, a Funcamp atua na gestão administrativa e financeira do hospital, promovendo a eficiência dos serviços e transformando desafios em soluções concretas para a sociedade. Ao longo de 25 anos, o HES se tornou sinônimo de inovação, cuidado humanizado e referência em ensino e pesquisa em saúde, consolidando-se como um verdadeiro patrimônio da RMC e do Estado de São Paulo.
Fonte: https://www.hes.unicamp.br/







Comentários