top of page

PA Nova Veneza promove treinamento sobre o manejo do Soro Antirrábico Humano em Sumaré


A capacitação será realizada aos colaboradores no próprio setor


Divulgação
Divulgação

Como parte das ações em comemoração aos 157 anos de Sumaré, a equipe técnica do PA (Pronto Atendimento) Nova Veneza promove nesta sexta-feira (25), às 15h, um treinamento específico sobre o manejo do Soro Antirrábico Humano. A capacitação será realizada aos colaboradores no próprio setor, e tem como objetivo fortalecer os conhecimentos da equipe multidisciplinar, garantindo ainda mais qualidade, segurança e agilidade no atendimento prestado.


O PA Nova Veneza tem sido unidade referência na administração do Soro Antirrábico Humano (SAR) e da Imunoglobulina Humana Antirrábica (IGHAR), no município. O serviço é essencial para o tratamento de pacientes expostos ao vírus da raiva, uma doença infecciosa e potencialmente fatal, mas evitável com atendimento rápido e adequado.


Atualmente, a unidade realiza em média 15 atendimentos por mês relacionados à administração do SAR, demonstrando a importância da estrutura e da equipe técnica no enfrentamento desse tipo de ocorrência. O fluxo de atendimento envolve a Vigilância Epidemiológica (VE) e a Central de Vacinas, responsáveis pelo agendamento e liberação dos imunobiológicos junto ao GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica)Campinas.


No dia do atendimento, o paciente comparece ao PA Nova Veneza com encaminhamento prévio da VE. Ele é acolhido, tem os sinais vitais aferidos e recebe explicações detalhadas da equipe de enfermagem sobre o procedimento. A aplicação do soro depende do tipo de exposição e do animal envolvido no acidente, podendo incluir infiltração na lesão e/ou aplicação intramuscular. Após a aplicação, o paciente permanece em observação por até duas horas para monitoramento de possíveis reações adversas.


O protocolo é seguido com rigor, já que o animal agressor não pode ser localizado, morreu ou não é passível de observação. Portanto, a administração do SAR/IGHAR é essencial para garantir a segurança do paciente.


“A atuação do PA Nova Veneza nessa linha de cuidado reafirma nosso compromisso com a saúde pública, pois investir em capacitação é essencial para manter a qualidade dos serviços. Agradeço todos os profissionais envolvidos neste atendimento tão importante a nossa população. ”, destacou o secretário municipal de Saúde, Rafael Virginelli.

Comentários


bottom of page