Vacinação contra dengue e febre amarela tem destaque na celebração de 100 dias de governo
- Reage Sumaré
- 6 de mai.
- 3 min de leitura

Vacinação contra dengue e febre amarela tem destaque na celebração de 100 dias de governo
A Prefeitura de Sumaré divulgou no último sábado (12) o balanço dos primeiros 100 dias da nova gestão municipal na área da Saúde. A vacinação contra a dengue e a febre amarela teve um destaque especial: mais de 14 mil doses dos imunizantes foram aplicadas no período.
Desde o início da gestão, várias campanhas aos finais de semana e ações de busca ativa foram realizadas para alcançar as pessoas que ainda não haviam recebido os imunizantes. As equipes de saúde ainda intensificaram a vacinação contra febre amarela nas áreas rurais e periurbanas.
As vacinas contra a dengue e a febre amarela estão disponíveis em todas as unidades de saúde, exceto no Viel e Santa Clara. A vacinação contra a dengue é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Já a de febre amarela pode ser aplicada em crianças acima de 9 meses e adultos até 60 anos. Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação e um documento de identificação (RG ou CPF).
Além da vacinação contra a dengue, a Secretaria de Saúde tem intensificado, desde janeiro, os trabalhos de controle ao mosquito Aedes aegypti em todas as regiões do município. Foram realizados mutirões aos fins de semana nos bairros que apresentaram mais casos positivos da doença, bem como a utilização de um drone para reforçar a aplicação de larvicida em pontos críticos de proliferação do mosquito. Os trabalhos aéreos aconteceram durante a noite, seguindo até de madrugada.
É muito importante que as pessoas procurem uma unidade de saúde para serem imunizadas. “Sempre adotamos estratégias, como vacinações aos sábados e em eventos, para os usuários que não conseguem ir até uma unidade durante a semana. A vacina é a principal medida de proteção contra as doenças, por isso não deixem de vacinar o quanto antes, atualizem a carteira de vacinação”, orienta o secretário de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli.
O secretário explica ainda que a vacinação é muito importante, mas é necessária a ajuda da população, adotando todas as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito. “Reserve 10 minutos por dia para checar o seu quintal, eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Também reforçamos a importância da destinação correta de resíduos, evitando o descarte irregular de lixo e entulhos em terrenos baldios, áreas verdes, ruas e calçadas”, acrescentou Virginelli.
Até o momento, foram recebidas 5.399 notificações suspeitas de dengue. Destas, 2.804 registraram como casos positivos e 07 evoluíram para óbito em decorrência da doença.
Para o prefeito Henrique do Paraíso, os resultados refletem o comprometimento da gestão com a saúde preventiva e o bem-estar da população. “Assumimos o compromisso de cuidar das pessoas, e a vacinação é uma das ferramentas mais importantes nesse processo. Os números mostram que estamos no caminho certo, trabalhando com planejamento, responsabilidade e cuidado com cada cidadão de Sumaré”, destacou o prefeito.
O vice-prefeito André da Farmácia também reforçou a importância das ações e do envolvimento comunitário. “Nosso trabalho é feito com seriedade e proximidade com a população. A prevenção começa em cada casa, com atitudes simples, mas que fazem toda a diferença. Vamos continuar mobilizados, junto com nossas equipes de saúde, para proteger vidas e combater a dengue em nossa cidade”, afirmou André.







Comentários