top of page

Mais de 22 mil alunos da rede municipal de Sumaré retornam às aulas na próxima terça-feira (29)

Mais de 22 mil alunos da rede municipal de Sumaré retornam às aulas na próxima terça-feira (29)

Divulgação
Divulgação

Após duas semanas de recesso escolar, cerca de 22 mil alunos das 40 escolas da rede municipal de ensino de Sumaré voltam às aulas na próxima terça-feira, dia 29. O retorno marca o início do segundo semestre letivo de 2025.


Na segunda-feira (28), véspera do retorno dos estudantes, professores e demais profissionais da Educação participam do replanejamento pedagógico. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, tem como foco a análise dos indicadores de aprendizagem do primeiro semestre, com o objetivo de revisar e aprimorar estratégias e práticas pedagógicas. “Criar esse espaço de escuta, análise e planejamento é essencial para garantir uma educação mais eficaz e alinhada às necessidades dos nossos alunos”, afirmou o secretário de Educação, Danilo de Azevedo.


Valorização dos profissionais


Desde o início do mês, a rede municipal vem passando por ações significativas voltadas à valorização profissional e à melhoria da infraestrutura. No início do mês, teve início o 1º Programa de Formação de Gestores da Educação de Sumaré, com foco no fortalecimento da liderança educacional. O evento de abertura contou com a participação do poeta e educador Bráulio Bessa, reunindo aproximadamente 600 profissionais da rede. “Investir na formação dos nossos gestores é garantir que cada escola tenha uma liderança preparada para enfrentar os desafios da sala de aula e promover um ambiente escolar mais eficiente, democrático e acolhedor”, destacou Danilo.


Dinheiro Direto na Escola


Paralelamente, as escolas municipais vêm recebendo reparos e melhorias estruturais por meio do Programa Dinheiro Direto nas Escolas Municipais (PDDEM). Neste ano, a administração municipal realizou um repasse recorde de R$ 1,3 milhão – o maior desde a criação do programa – representando um acréscimo de R$ 568 mil em relação ao valor do ano anterior. Com autonomia para aplicar os recursos, as unidades estão investindo em manutenções, melhorias físicas e pedagógicas, além de adequações para tornar os ambientes mais funcionais.


Reestruturação


Além disso, a Prefeitura de Sumaré anunciou que está em fase de implementação um novo programa que vai além das manutenções emergenciais. A proposta é realizar reformas estruturais completas em todas as unidades escolares, promovendo uma verdadeira transformação na infraestrutura da rede municipal de ensino.

Commentaires


bottom of page