Sumaré convoca 130 profissionais para rede e zera déficit na educação pública
- Reage Sumaré
- há 16 horas
- 3 min de leitura

Processo seletivo classificou 1.234 profissionais que estão aptos a compor as necessidades da rede de Educação; 102 serão convocados
A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria de Educação, anunciou a contratação imediata de 130 novos profissionais da Educação, em uma iniciativa que visa fortalecer a rede municipal de ensino e garantir o atendimento integral aos estudantes. Desse total, 102 profissionais foram aprovados em processo seletivo simplificado, enquanto outros 28 são concursados que também passam a integrar o quadro de servidores.
O processo seletivo, realizado com foco exclusivo nas demandas da Educação, classificou ao todo 1.234 candidatos, que agora estão aptos a assumir funções de acordo com as necessidades da rede. A convocação imediata dos 102 profissionais inclui especialistas em Educação Especial e Inclusão, reforçando o compromisso do município com uma educação pública de qualidade e acessível a todos. A lista de convocados será disponibilizada no Diário Oficial do Município.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, com a chegada dos novos servidores, o déficit de profissionais da Educação em Sumaré será completamente sanado. A contratação representa um marco na história da cidade, corrigindo um erro histórico de décadas sem um planejamento adequado para suprir as demandas da rede de ensino.
“A Educação sempre será prioridade da nossa gestão. Esta ação resgata anos de descaso e reafirma nosso compromisso com o presente e o futuro dos nossos alunos. Estamos valorizando os profissionais e garantindo um ensino cada vez mais inclusivo e eficiente”, destacou o prefeito Henrique do Paraíso.
O vice-prefeito André da Farmácia também celebrou o avanço. “Essa é uma conquista importante. Demonstra o cuidado que temos com nossas crianças e jovens e mostra que estamos trabalhando com seriedade para transformar a Educação em Sumaré”.
Profissionais
Por meio do Processo Seletivo serão contratados Professores de Ensino Fundamental (1 e 2), Professores para Educação Especial, Fonoaudiólogo Educacional e Terapeuta Ocupacional Educacional.
Os já contrados pelo concurso público vão atuar nos seguintes setores: auxiliares de recreação, secretários de escola, nutricionista, engenheiro, arquiteto e assistentes. A lista inclui ainda professores da Educação Infantil (Professor I) e do Ensino Fundamental (Professor II), com destaque para especialistas em Educação Física. A administração também chamou dois motoristas de classe especial e dois auxiliares municipais, reforçando o suporte operacional à rede.
“Acredito que foi uma resposta direta às necessidades das nossas escolas e ao clamor da comunidade escolar”, afirmou o secretário de Educação, Danilo de Azevedo.
Momento Histórico
Com mais de 25 anos na rede, a diretora da Escola Municipal Magdalena Maria Vedovato Callegari, Antonieta Silva, afirma que jamais aconteceu tamanha reestruturação da rede. "É com muita satisfação que vamos receber os novos profissionais. Nunca aconteceu tamanho preenchimento de profissionais em todas áreas necessárias", afirma a diretora.
Para Giselli Silva Nunes, diretora da Escola Municipal São Judas Tadeu, os profissionais vão garantir a manutenção correta da rede de ensino. "Tenho duas filhas, que também estudam na rede municipal, que sofrem com a falta de profissionais. Me sinto acolhida com a chegada desses novos quadros na Educação", afirma a diretora.
Além de evitar custos adicionais aos cofres públicos, o processo foi conduzido com o objetivo de suprir as lacunas que comprometiam o funcionamento da rede. Os novos profissionais, que passaram pelo processo seletivo, comecem a atuar já nos próximos dias, garantindo o funcionamento pleno das unidades escolares e o atendimento pedagógico adequado para todos os alunos.
コメント